Pandemia – ansiedade, medos e sonhos. O que mudou em nós em tempos de pandemia ?

Pandemia – ansiedade, medos e sonhos. O que mudou em nós em tempos de pandemia/ isolamento social/covid19?

  • Muitos pessoas estão mais introspectivas. O ” ficar dentro de casa” , com menos contoto social, de certo modo nos força  a olharmos mais para nosso interior, para o que sentimos e muitas vezes nos remete a um resgate de aspectos que estavamos negligenciando.
  • Os pacientes estão trazendo mais sonhos para a psicoterapia. Alguns dizem se lembrar melhor dos sonhos, o que não acontecia antes. Talvez o fato de não terem que se levantar correndo para trabalhar, tenha influenciado nisto já que  a maioria está trabalhando em sua própria casa.  Os sonhos parecem estar mais intensos e os pesadelos são mais frequentes.  Muitos destes sonhos revelam o momento de medo e ansiedade que vivemos hoje.
  • Muito medo: medo de ser contaminado, medo  de morrer, medo de perder um ente querido, de perder o emprego, de falir , de empobrecer…  Estes medos servem de modo geral para nos proteger frente aos novos riscos que corremos atualmente.   É  em função deles que reorganizamos nossas contas, procuramos soluções alternativas, mantemos distãncia, usamos alcool-gel, lavamos mais frequentemente as mãos. e protegemos quem mais amamos. Entretanto, se este medo  nos domina podemos ficar paralizados,sem conseguir agir.
  • Alguns se ressentem com a falta de contato físico, ,  não poder  tocar, abraçar e beijar. Hoje, o carinho, o afeto, precisa encontrar novas formas de expressão.
  • A convivência familiar ficou mais frequente e mais intensa , já que ficamos  quase todo tempo em casa. Deste modo,  os conflitos familiares tendem a se intensificar, tanto para aqueles que  consideravam ter um relacionamento  familiar tranquilo como para os que já viviam  brigando antes da pandemia.   A  pandemia trouxe muitas novas solicitações: filhos estudando em casa e precisando de ajuda, adultos trabalhando em casa, aumento do trabalho doméstico, problemas financeiros, cuidados redobrados com higiene… Tudo isto exige uma reorganização da família , dos espaços de cada um,  das tarefas e é praticamente inevitável que surjam conflitos, discussões, dificuldades, mas tudo isto também pode nos propiciar descobertas, crescimento, aprendizado. Se nos despreendermos um pouco da imagem idealizada de família, que sempre está harmoniosa, se tornará mais fácil passarmos por este período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

-->