Transtorno Bipolar

A variação de humor, com altos e baixos, acaba prejudicando a vida social. É  comum a pessoa ter dificuldade de se manter em empregos ou em relacionamentos amorosos, levando a um grande sofrimento.

Antigamente, pensava-se que o transtorno bipolar atingia apenas a população adulta; hoje, já se sabe que  a  doença pode se manifestar bem cedo, na infância ou na adolescência.

O transtorno bipolar apresenta predisponentes genéticos importantes,. Assim sendo. pessoas com familiares com  o transtorno apresentam maior chance de desenvolvê-lo em algum momento da vida.

Certos acontecimentos, como uma crise conjugal, perda de um emprego,  abuso sexual  podem funcionar como um fator desencadeante da doença.  Essas situações de maior tensão e estresse não são a causa da doença, mas favorecem a manifestação da mesma.

Tratamento de transtorno bipolar

O tratamento consiste  em acompanhamento psicológico , psiquiátrico. e mudança do estilo de vida.

Um dos tipos de medicamentos mais utilizados para este diagnóstico são os estabilizadores de humor, mas outros podem ser necessários  para  completar o tratamento a critério do psiquiatra.

Com relação ao estilo de vida, é importante cuidar da qualidade do sono, garantindo um número suficiente de horas de  descanso e também procurando manter uma rotina com relação ao horário de dormir e acordar.  A prática regular de uma atividade física  também auxilia no tratamento.

No que diz respeito a psicoterapia, ela complementa o tratamento, auxiliando o paciente  a a lidar com a doença, a expressar suas inquietações  em relação ao diagnóstico e quando necessário fazer mudanças em seu estilo de vida. Além disto, é um espaço importante para se falar das dificuldades no dia a dia, seja no trabalho, na família , na escola  ou com amigos.

É comum o paciente não perceber a gravidade de seu estado, sendo necessária a ajuda e o apoio da família na busca de tratamento. Nos episódios de mania,  o otimismo exagerado e a mania de grandeza  impedem que a pessoa perceba que não está bem. Nos períodos de depressão, o desânimo, a apatia e a falta de esperança dificultam a busca de ajuda profissional. Por isso, o apoio e a observação atenta da família são muito importantes.

Os principais sintomas dos episódios de mania são:

• pensamento acelerado
  • diminuição do sono
  • agitação, inquietude.
  • irritabilidade / agressividade
  • envolvimento em brigas, discussões por motivos fúteis (“pavio curto”)
  • impulsividade – tem atitudes  das quais se arrepende depois
  • autoestima elevada, acha que sempre tem razão
  • euforia, otimismo exagerado.
  • idéias de grandeza (megalomania)
  • aumento do desejo sexual
  • distração
  • comportamentos compulsivos

Os  principais sintomas dos episódios de depressão são:

• desânimo
  • desinteresse pelas atividades habituais
  • diminuição da produtividade
  • sentimento de inferioridade
  • isolamento social
  • irritabilidade
  • insônia ou sono excessivo ( hipersonia)
  • falta de apetite
  • vontade de chorar ou choro frequente
  • falta de esperança no futuro / pessimismo
  • sintomas físicos sem causa orgânica.
  • ideias de morte e suicídio
Tipos de transtorno bipolar

Transtorno bipolar tipo I

Caracteriza-se por episódios de mania e de depressão.

Transtorno bipolar tipo II

Caracteriza-se por episódios de depressão  e de hipomania ( episódio de mania mais brando)

Algumas dicas de como lidar com o Transtorno Bipolar;

1- Em primeiro lugar, é importante que todos, familiares e o próprio paciente,  entendam que não há culpados pela doença.  Hoje se sabe que existe uma predisposição genética para a manifestação do transtorno bipolar.

2-Não desistir de tomar os medicamentos porque está se sentindo bem.  O  transtorno bipolar exige um tratamento contínuo para evitar novas crises. Siga as orientações médicas.

3- Com o tempo, é possível que o próprio paciente e a família consigam identificar os sinais iniciais de que o humor está se alterando. Isso possibilita que se busque auxílio médico com maior rapidez.

Associações
ABRATA – Associação Brasileira de Transtornos  Afetivos , criada em 1999, auxilia os portadores de depressão e Transtorno Bipolar através de várias atividades:

• Grupos de apoio mútuo (GAM) :   de familiares e de portadores de depressão e transtorno bipolar
  • Grupos de jovens ( de 14 a 18 anos)
  • Atendimento telefônico realizado por voluntários para orientar  e tirar dúvidas
  • Palestras psicoeducacionais  realizadas por psiquiatras e/ou psicólogos visando esclarecer mais sobre os transtornos afetivos  e como lidar com os mesmos.

Sugestões de livros sobre Transtorno Bipolar

Aprendendo a viver com o Transtorno Bipolar. Ricardo Alberto Moreno, Artmed,  2015

Enigma bipolar.  Consequências diagnóstico e tratamento. Teng Chei Tung, Mg  Editores, 2007.

Temperamento forte e bipolaridade. Dominando os altos e baixos do humor. Diogo Lara,  Porto Alegre. 2004

Transtorno Bipolar na infância e adolescência  Aspectos Clínicos e  Comorbidades. Lee Fu -I, Miguel Angelo Boarati  e colaboradores. Artmed, 2010.
Uma mente inquieta, kay  Redfield Jamison,  Martins Fontes, 1999.
Uma viagem entre o céu e o inferno. Os surtos de euforia e depressão o depoimento de um portador de Trnastorno Bipolar. Luiz Humberto Leite Lopes com Mara Ziravello.  São Paulo, , Editora Planeta do Brasil, 2007.