” O Coração da Loucura” retrata a revolução psiquiátrica de Nise da Silveira.

O  filme  “O Coração da Loucura”  , nos propicia uma viagem pelo belíssimo trabalho de  Nise da Silveira desenvolvido no Hospital  Psiquiátrico  de Engenho de Dentro no Rio de Janeiro.   Mostra os embates de Nise  com  os preceitos e experimentos da psiquiatria  da época; sua recusa a determinadas práticas como o eletrochoque  e a lobotomia. A  coragem   e determinação de Nise  são impressionantes, ainda mais se considerarmos que, além de tudo, tinha que lidar com o preconceito contra a mulher.  Nise se formou em Medicina em 1926 e foi a única mulher em uma turma de  157 homens .

Nise, interpretada por Glória Pires, demonstra um  interesse  genuíno pelos pacientes psiquiátricos, ajudando-os a expressar o que sentiam através da arte. Parece ter uma escuta e um olhar muito atento que lhe permite decifrar sentimentos e histórias de pacientes, ou melhor, clientes, como gostava de chamá-los. Aos poucos descobre a conexão entre sua experiência e a obra de Carl Gustav Jung.

A  enfermeira Ivone, interpretada por  Roberta Rodrigues,  representa Ivone Lara, que  trabalhou com Nise da Silveira durante 30 anos no Engenho de Dentro.

Além disto , o filme  aborda o quanto  a adoção de animais de estimação pode contribuir para a melhora da saúde mental.

O filme foi dirigido por Roberto Berline  e estreou em 21/04./2016. Como este  tipo de filme não costuma ficar muito tempo em cartaz, quem se interessar é bom ir logo assistir.

2 Respostas para ” O Coração da Loucura” retrata a revolução psiquiátrica de Nise da Silveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>